segunda-feira, 3 de maio de 2010

Design sustentável nascido na feira livre

Reproduzo aqui o post que recebi por e-mail da Vila do Artesão para divulgar essa ótima idéia. Parabéns!


Armário da Linha José de Maurício Arruda
Bacana demais quando um profissional brasileiro ganha espaço e reconhecimento em sites internacionais por projetos com a cara do nosso país. Assim tem sido com Maurício Arruda, arquiteto formado em Londrina-PR, com sua coleção de móveis com design sustentável, intitulada José. Essa semana seu trabalho voltou a ser mencionado por um site de design, o Dezeen.

Aparador com caixotes plásticos da Linha José

A Linha José criada por Maurício, foi toda inspirada em feiras livres, onde as mercadorias são transportadas dentro de caixotes plásticos, o item multiuso da coleção. Segundo Maurício, ao invés de gavetas que são fixas, o uso de caixotes abre a opção de transportar mais facilmente os objetos armazenados nos armários da linha. Você pode ir ao supermercado com o caixote e já chegar em casa com as coisas prontinhas para irem direto ao armário.

Mini-aparador da Linha José com madeira Teka

Além dos caixotes, que são feitos de plástico reciclado, a estrutura de madeira é pensada para obter o máximo aproveitamento das chapas, e usam madeira Teka de florestas manejadas. E para arrematar o design da linha, ainda buscando o ambiente das feiras, os pés dos móveis imitam o desenho dos carrinhos dos carregadores.
Bom, eu pessoalmente gostei demais do design inusitado e despojado das caixas plásticas. O conjunto ficou equilibrado e perfeito. Tudo a ver com a necessidade que temos de simplificar nossas vidas e tornar tudo verdadeiramente prático, concordam?
Quem quiser ver mais fotos é só conferir o blog do Maurício Arruda.
==
Fonte: Vila do Artesão

4 comentários:

Designer Marcio Dupont disse...

Oi visite o meu blog de design-consumo e meio ambiente.Desde já agradeço a visita.Até mais.

Anônimo disse...

intiresno muito, obrigado

Desobediência Vegana disse...

Olá, sou do grupo da Fly, adorei passar por aqui...
muitas idéias legais...especialmente a dos caixotes.

reciclo muito por aqui. faço distribuição de livros, tento manter uma rede de trocas, amizade etc.. sempre trocando conhecimento...abraços,

Louise Tommasi disse...

Maravilhosa esta ideia dos csixotes. Adorei!!